segunda-feira, 17 de junho de 2013




O planeta Terra, em toda sua dimensão esférica, possui várias camadas que variam quanto à sua composição química e física. Essas camadas estão divididas em:
Litosfera: A litosfera, também chamada de crosta terrestre ou superfície terrestre, é a camada externa, formada por rochas e minerais. É na litosfera que se desenvolve a vida e os seres humanos, junto com a natureza constroem o espaço geográfico.
Na litosfera está sua casa, sua escola, as indústrias, as áreas agrícola, os rios as montanhas etc.
Não é toda a litosfera que pode ser ocupada pelos seres humanos, pois ela pode ter até 70 quilômetros de profundidade e até 1000 °C de temperatura.
Manto: É a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo. É constituído pelo magma, uma massa pastosa e incandescente que pode atingir até 3.000 ºC de temperatura o magma é a lava expelida pelos os vulcões.
Núcleo: É o centro da Terra. Ele composto principalmente de ferro níquel, e apresenta temperaturas muito elevadas, acima de 6.000 ºC, de temperatura.

Nosso planeta também é formado por três outras importantes camadas:

Hidrosfera: É o conjunto de todas as águas do planeta: dos oceanos, dos mares, dos rios e dos lagos as águas subterrâneas e o vapor de água existente na atmosfera.
Atmosfera: é a camada de gases que envolvem a terra. Ela equilibra a temperatura do planeta e contém gases importantes para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio e o gás carbônico.
Biosfera; Na biosfera, vivem os animais e os vegetais. Ela é formada por elementos encontrados na atmosfera, na litosfera e na hidrosfera. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que são as condições necessárias para o desenvolvimento da vida. 
As camadas da terra foram formadas ao longo de bilhões de anos. No entanto, elas continuam em transformação, devido à evolução natural da terra e à interferência dos seres humanos.
Fonte: www.brasilescola.com
Postado por: João Vitor e Rafaela da Silva


15 comentários: